O São Paulo quebrou o tabu de 22 anos sem vencer o Corinthians em um confronto eliminatório, bateu o rival alvinegro por 2 a 1, neste domingo, no estádio do Morumbi, em São Paulo, e vai lutar pelo bi contra o Palmeiras na grande decisão. Será a mesma final do ano passado, com a diferença que o mando de campo do segundo jogo será alviverde.
As datas, horários e locais ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), mas os jogos devem acontecer nesta quarta-feira, no Morumbi, e no domingo. Mas há uma possibilidade de o duelo decisivo ser realizado no sábado.
Para derrotar pela primeira vez o Corinthians em um confronto eliminatório pela primeira vez desde as semifinais do Paulistão de 2000, o São Paulo contou com um gol do lateral-esquerdo Welington, no final do primeiro tempo, e outro do meia-atacante Alisson, aos 17 minutos da segunda etapa. Jô, aos 40, fez para o Timão em um erro do goleiro Jandrei, mas era tarde.
A vitória deste domingo acabou com um tabu, mas manteve um outro ativo. Agora são 10 partidas, desde 2017, que o Timão não ganha do Tricolor no Morumbi – duas somente em 2022. Resta ao Corinthians agora pensar nas estreias pela Copa Libertadores, no próximo dia 5, contra o Always Ready, na Bolívia, e no Campeonato Brasileiro. A partida começou com os times se estudando no Morumbi. O São Paulo tentava trocar passes no meio-campo, mas tinha dificuldades pela forte marcação do Corinthians, que fechava os espaços dos ataques são-paulinos e tentava o contra-ataque.
A primeira chance da partida foi do Timão. Aos 15 minutos, Willian puxou contra-ataque e passou a bola para Róger Guedes. O atacante arriscou de fora da área e deu trabalho para Jandrei, que espalmou para escanteio.
PARTIDA NÃO ENGRENA COM FORTE MARCAÇÃO
Conforme a partida ia acontecendo, o São Paulo continuava com dificuldades para furar o bloqueio do Corinthians, que perdeu Fagner por lesão. Sendo assim, Vítor Pereira colocou Robson na vaga do lateral e João Pedro passou a fazer a função na lateral.
Essa substituição anulou o São Paulo, que pressionava no campo de ataque, mas não conseguia construir jogadas ofensivas. A primeira grande chance do Tricolor foi aos 31 minutos, quando Rodrigo Nestor bateu escanteio fechado e Cássio precisou se esticar para espalmar.
WELINGTON ABRE O PLACAR PARA O SÃO PAULO COM GOLAÇO
O São Paulo, buscando sair na frente do placar, começou a apertar mais e levar perigo ao gol de Cássio. Aos 40, Rafinha chegou na linha de fundo e cruzou, mas Gil se antecipou a Calleri e tirou na hora do atacante finalizar.
Um minuto depois, o São Paulo abriu o placar. Welington recebeu na entrada da área e rolou para Pablo Maia. O volante deixou atrás para Nestor, que deu ótimo passe de primeira para o lateral. Ele dominou e, da entrada da área, soltou uma bomba no ângulo de Cássio.